Páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Compromisso e Responsabilidade na vida do Cristão

O que significa compromisso?
Compromisso como “qualquer combinação ou promessa formal, ajuste, pacto, contrato, etc.” (Aulete); obrigação, dívida com dia aprazado para pagamento” (dicionário Luft).
Todos nós de alguma forma já sabemos o que é ter compromisso, pois em nossa vida sempre estamos estabelecendo compromissos em diversas áreas como: trabalho, escola, família, amigos, etc...  E quando aceitamos a Cristo como Único e Suficiente Salvador de nossa alma, assumimos um compromisso com Ele, pois através desse ato de aceitar a Cristo, declaramos que nossa vida pertence a Ele, e formalizamos e declaramos através do batismo, com isso, sepultamos o velho homem, ou seja, tudo aquilo que fizemos no passado de uma sem Cristo, é sepultado (pecados são perdoados, lembrando que não estamos livres das conseqüências dos atos praticados no passado),e nascemos novamente para ter uma vida com Cristo. Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17
Através do batismo,renunciamos o pecado, crucificamos o velho homem juntamente com Cristo, e  ressucitamos em uma nova vida, assim como Cristo. Sendo assim, o batismo é um pacto, ou seja, um ato de compromisso, depois que batizamos, deve haver uma mudança em nossa maneira de viver, ou seja, passamos a ter uma vida de compromisso com Cristo. “já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo que vive em mim” (Gálatas 2.20).

Mas infelizmente ainda existem muitos cristãos ,que não querem um compromisso com Cristo, alguns deles aparecem só de vez em quando na igreja, ficam pulando de igreja em igreja, não se afirma em uma igreja local,outros tem uma Igreja local mas não tem compromisso com ela, se assume uma função, não leva a sério o trabalho na obra de Deus, faz quando dá, ou de qualquer maneira, sem  consagração ou uma preparação espiritual.
O descompromisso com Cristo e irresponsabilidade com sua obra na vida do Cristão, acontece pela falta de amor a Ele, quando amamos a Deus, e as pessoas , em tudo que fazemos, procuramos ser responsáveis, cumprindo os compromissos assumidos. Alguns cristãos pensam que a responsabilidade, e o compromisso com a obra deve ser somente do pastor ou do líder,e esquecem que cada um deverá prestar contas diante do tribunal de Cristo, individualmente. “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.” 2 Coríntios 5:10
Podemos perceber que a responsabilidade e o compromisso com a obra sempre deveram estar ligados, embora aparentemente as duas palavras apresente um significado parecido, sabemos para assumiur um compromisso com algo, devemos nos responsabilizar também por isso.Responsabilidade é obrigação, não é algo que faço ou deixo de fazer se quiser, independe da minha vontade. A Biblia afirma que todos nós deveremos prestar
contas no tribunal de Cristo dos atos praticados ou não. A omissão também é irresponsabilidade. Muitas pessoas pensam que por não estar fazendo algo está tudo bem, mas pode estar se omitindo de alguma responsabilidade e isto lhe será cobrado também.
É importante refletirmos sobre a nossa vida Cristã de como tem sido, analisar como anda a nossa responsabilidade com a Igreja, o mundo e com Deus? E sua responsabilidade familiar e profissional?

 Existem alguns pontos importantes para sermos um cristão responsável, o primeiro ponto trata-se em ter uma responsabilidade com a Igreja, obedecendo a liderança, Hb 13.17, obedecer é concordar com as ordens. Submissão é admitir as opiniões contrárias de alguém em favor das de outros. Obedeça a liderança da igreja. Reconheça e coopere com a liderança para facilitar o trabalho deles. Ore por eles contínua e fielmente;
O segundo ponto é não deixar de ir a sua Igreja local, para que você possa participar dos trabalhos da igreja, compartilhar bênçãos, receber dons do Espirito Santo, vivendo e  manifestando nosso amor ao próximo através de Cristo, pois quando nos reunimos no Seu nome e participamos na comunhão com os irmãos; O terceiro ponto é aceitar e ser fiel aos ensinamentos doutrinários ,no novo testamento Jesus adverte que precisamos ouvir os ensinamentos dele e guardá-los, ou seja, não apenas ouvir, mas obedecer. Não adianta chamarmos e reconhecermos Jesus como Senhor se não fizermos o que Ele diz – Lc 6-46-49. Se não guardarmos os seus mandamentos é porque não somos dele – Jo 8.47.
O quarto ponto é dando um bom testemunho– Mt 5.16. O bom testemunho é visto no comportamento que temos no lar, no emprego, na escola, na rua e, principalmente, na igreja. O mundo quer lhe ver diferente, onde você estiver terá que brilhar. Reconheça que sua vida tem ou um efeito positivo ou negativo. Viva com responsabilidade para trazer a Glória de Deus. Nunca se esqueça, onde você estiver a Glória de Deus terá de aparecer e estar também.
 O quinto ponto é Amando-vos uns aos outros – 1Jo 4.7-21. Só podemos afirmar que temos uma responsabilidade de amor para com Deus se amarmos nossos irmãos e, especialmente, os nossos inimigos. Jesus nos ensinou a amar nossos inimigos e a orar por eles; não amaldiçoar os que nos perseguem. O princípio de uma vida de vitória se chama amor e perdão. A responsabilidade com a Igreja depende de vivermos em amor;
O objetivo dessa mensagem, foi para que possamos refletir sobre a nossa responsabilidade como Cristão e reforçar o valor do compromisso que assumimos quando aceitamos a cristo e batizamos. Lembre-se Deus não precisa de nós, e sim nós é que precisamos dEle, somos dependentes, Se não fosse pela misericórdia dEle , nós não estaríamos aqui, Ele deu seu único filho para que nós não perecêssemos. João 3.16.  Ele te chamou , te escolheu para estar na presença dEle, trabalhar pra ele, então faça com amor, com compromisso e responsabilidade, existem muitos ainda que sofrem pois não conhecem a Jesus, e Deus quer te usar como um instrumento para alcançar essas almas. Pois naquele grande dia, como iremos nos apresentar no tribunal de Cristo, e Ele nos cobrará individualmente , quais foram as obras? Então não podemos chegar de mãos vazias diante do Senhor, vamos ter compromisso com Deus, para que no Dia do Senhor venhamos receber o nosso galardão! 1 Corintios 3:14 Pense bem e reflita sobre o que Deus tem colocado em suas mãos, tenha compromisso, e faça com responsabilidade, Ele te escolheu, e é Ele quem te capacita!

Ladylaine Carolina.

Fonte de pesquisa:
http://www.pibteresina.com.br/2010/08/compromisso-cristao.html

2 comentários:

Cris disse...

É verdade, precisamos de mais compromisso com CRISTO em todas as áreas da nossa vida!!!!
Muito bom!!!Beijos.

Mari disse...

É isso msm lady... é o q precisamos!!! Vida com DEUS e responsabilidade...
Muita bom!