Páginas

domingo, 24 de julho de 2011

Escolhi confiar.

Oiiiii, tudo na paz?
Havia feito uma meditação há alguns dias e pensei em compartilhar com vocês, mas não era à vontade DEUS. Então meditei mais uma vez e DEUS tocou em meu coração para falar sobre Davi e Saul, a história encontra-se na bíblia em 1 Samuel 23 e 24.
Logo abaixo colocarei um resumo dessa história.

Davi e os seus homens estavam abrigados na região de Adulão, onde havia cavernas para se esconderem do rei Saul e seus asseclas, quando receberam notícia que os filisteus haviam atacado as eiras dos habitantes de Queila. Antes de tomar qualquer providência, Davi consultou ao SENHOR para saber se deveria ir ferir os filisteus.
Recebendo a aprovação do SENHOR, Davi foi com seus homens a Queila, desbaratou os filisteus e salvou os moradores de Queila.
Saul queria tanto matar Davi, que estava disposto a aceitar qualquer coisa como sinal que Deus aprovava o seu ato.
Davi sabia que estava vulnerável e que Saul planejava o mal contra ele, portanto novamente consultou o SENHOR. 
Davi e seus homens saíram, portanto de Queila e se foram sem rumo certo, o que evitou que pudessem ser perseguidos.  Saul não conseguiu achá-los.
No entanto, seu amigo Jônatas foi até onde ele se achava e encontrou-o. Jônatas fortaleceu a confiança de Davi em Deus, declarando que Saul não iria encontrá-lo para fazer-lhe mal, que era do conhecimento dele e do seu pai que Davi ia ser rei, e se dispôs a ser o segundo no seu reino.
Eles ali renovaram a sua aliança perante o SENHOR e partiram indo Davi para o deserto e Jônatas para a sua casa.
Mesmo no deserto de Zife havia gente disposta a trair Davi. Ele teve que sair de lá mas, eventualmente, o rei Saul conseguiu cercar Davi e os seus homens quando se refugiavam sobre uma rocha. Decerto teriam sido apanhados, se não houvesse chegado uma notícia a Saul que os filisteus estavam invadindo a terra. Saul teve que abandonar a perseguição e correr para enfrentar os invasores. (Vemos aqui que Deus interveio na hora certa, fazendo uso dos filisteus quando a situação parecia desesperadora para Davi.)
O rei Saul perseguiu os filisteus, depois voltou e soube onde Davi estava. 
Saul entrou numa caverna para fazer suas necessidades, sem saber que Davi se encontrava assentado no fundo com seus homens. Estes logo perceberam a oportunidade que se oferecia e concluíram que o SENHOR havia entregue o rei Saul a Davi.
Davi foi furtivamente até onde Saul estava, mas apenas cortou a orla do manto de Saul, e voltou para onde estavam os seus homens.
A consciência de Davi ficou perturbada, pois tocar as vestes de Saul equivalia a tocar a pessoa do rei, e Davi sabia ser errado erguer a mão contra o rei ungido pelo SENHOR. Ele declarou isso aos seus homens, e com isso conteve aos seus homens, não permitindo que fizessem mal a Saul.
Embora Saul estive sendo rebelde a Deus, Davi ainda respeitava a posição que ele ocupava como o rei ungido por Deus. Sabia que um dia ia tomar o seu lugar, mas também que não lhe competia eliminá-lo ele próprio.
Deixando Saul se retirar da caverna e prosseguir no seu caminho, Davi também saiu e gritou para Saul: "ó rei, meu senhor".
Em atitude de completa submissão, Davi declarou ao rei como teve a sua vida em suas mãos dentro da caverna, mas que o havia poupado porque era o ungido de Deus. Mostrou-lhe a orla que havia cortado da sua capa, como prova de que não o queria mal nem era rebelde. Declarou que deixava a justiça nas mãos do SENHOR, mas que nunca levantaria a mão contra Saul. Manifestou surpresa por ser perseguido por Saul, sendo que era absolutamente inofensivo ao rei.
Parece que, ao ver e ouvir isso, Saul sinceramente se arrependeu, chegando a chorar de emoção. Ele reconheceu que Davi lhe havia pago o mal com o bem, o abençoou por isso e afirmou que estava convencido que Davi seria rei, definitivamente. Pediu que Davi jurasse não eliminar a sua descendência, nem os deserdasse. Isto Davi jurou, e Saul voltou para sua casa.

Todos os estudos que eu encontrava tinham como tema a obediência de Davi a DEUS, porém o que DEUS falou comigo através dessa palavra foi a confiança que Davi teve em DEUS.
Davi quando foi para Queila lutar contra os filisteus, foi com o consentimento de DEUS, e assim venceu os filisteus, mas sua ida a Queila trouxe-lhe o problema com Saul, pois ele começou a perseguir Davi, para matá-lo.
E apesar da perseguição de Saul, Davi não murmurou a DEUS pelo fato de ter ido a Queila, nem questionou a promessa, apenas creu e confiou em Deus, que nada de ruim lhe aconteceria. Davi confiou em todos os instantes nas promessas de DEUS  pra ele.
Se lermos toda a história, veremos que DEUS havia prometido que colocaria Saul nas mãos de Davi (para que ele pudesse fazer o que quisesse), e Davi confiou e esperou a hora do Senhor.  DEUS então cumpriu suas promessas, mas Davi preferiu não ferir um ungido de DEUS, e é ai que entra a obediência que encontrei nos estudos, pois é uma ordem do Senhor, “que não desrespeitemos uma autoridade que foi colocada por DEUS”. Davi obedeceu, pois ele confiava em seu Pai do céu.
O que quero dizer mesmo, é que DEUS tem suas promessas para as nossas vidas e ELE  às cumprirá, mas precisamos confiar nEle. Não podemos murmurar contra DEUS, pois Ele sabe o que é melhor para nós e o tempo certo para o cumprimento da promessa.
Davi confiou em DEUS, não murmurou e se colocou diante dEle, para que Ele pudesse ajudá-lo em meio as dificuldades, quando fugia de Saul. Precisamos ser como Davi, CONFIAR e consultar a DEUS em meio às dificuldades, pois assim conseguiremos derrotar o nosso inimigo e receber a promessa.



Um domingo abençoado a todos.
Abraços.

Bianca Tavares

4 comentários:

Bruna Ferla disse...

Confiar no Senhor.. SEMPRE!
Palavra abençoada Bi..

beeijos ;*

Bianca Tavares disse...

Obriga Brunaaa :D

Bjs ;@

Cris disse...

É isso, primeiro confiamos em Deus pois sabemos que Ele sabe todas as coisas, obedecemos pois Ele cumpre a promessa, Deus não falha somos nos que impedimos o agir de Deus em nossas vidas. Essa palavra falou em meu coração Bih!!!!! Beijos. Ti amo!!!!

Mari disse...

Amei irmã.... que sejamos obedientes e tenhamos confiança no nosso PAI, ele sempre nos guarda.
BjoO