Páginas

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Vencendo o seu gigante.


Texto base  I Samuel 17: 1 – 54


Então saiu do arraial dos filisteus um campeão, cujo nome era Golias, de Gate, que tinha de altura seis côvados e um palmo.”

Ele, pois, de pé, clamava às fileiras de Israel e dizia-lhes: Por que saístes a ordenar a batalha? Não sou eu filisteu, e vós servos de Saul? Escolhei dentre vós um homem que desça a mim. Se ele puder pelejar comigo e matar-me, seremos vossos servos; porem, se eu prevalecer contra ele e o matar, então sereis nossos servos, e nos servireis. Disse mais o filisteu: Desafio hoje as fileiras de Israel; dai-me um homem, para que nós dois pelejemos.
I Samuel 17: 4, 8-10

Introdução
Quantas vezes recuamos diante de situações difíceis?
Simplesmente pelo fato de termos medo. 
Às vezes nos achamos pequenos demais para enfrentarmos os gigantescos problemas que surgem a nossa frente, e ficamos sem saber o que fazer, ai vem o sentimento de derrota, de frustração, de desanimo e de medo.
Estes mesmo sentimentos estavam tendo os israelitas diante daquele problemão que se chamava Golias. Não sabiam o que fazer, ninguém tinha coragem de lutar, o medo abateu-se sobre todos. Golias era um homem de guerra, preparado, tinha mais ou menos 3m de altura, não temia nada. Era uma situação desesperadora, os filisteus já estavam chamando os israelitas de covardes.

Ora, Davi era filho de um homem efrateu, de Belém de Judá, cujo nome era Jessé, que tinha oito filhos; e nos dias de Saul (...) 
(...) Davi era o mais moço; os três maiores seguiram a Saul (...)
Então falou Davi aos homens que se achavam perto dele, dizendo: Que se fará ao homem que matar a esse filisteu, e tirar a afronta de sobre Israel? pois quem é esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?
                                                                           I Samuel 17:12-14,26



Deus usa a Davi para dar uma lição nos filisteus e no seu povo.

Como podemos vencer o nosso gigante?

1º_ Você não deve fugir da luta.

E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu.
I Samuel 17: 32

Mesmo ameaçado pela derrota Davi se colocou como servo de Deus e confiou na vitória. Por mais que as circunstancia sejam adversas, não podemos nos amedrontar, nem recuar, pois a vitória é certa, a vitória vem com a perseverança.





Disse mais Davi: O Senhor, que me livrou das garras do leão, e das garras do urso, me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo.
                                                                 
I Samuel 17: 37 

Davi depositou toda sua confiança em Deus, creu que Ele iria a sua frente.


2º _ Você não deve aceitar a derrota e o desprezo.

Quando o filisteu olhou e viu a Davi, desprezou-o, porquanto era mancebo, ruivo, e de gentil aspecto.
Disse o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu, pelos seus deuses, amaldiçoou a Davi. Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e eu darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo.
I Samuel 17: 42 - 44





O texto diz que o filisteu Golias desprezou Davi, desdenhou e caçoou dele. Amados mesmo que tudo indique ao contrario, não podemos desistir. Deus não se prende com a aparência.
Quem era Davi para enfrentar Golias?
Só foi aceito porque míngüem queria. Todo o povo de Israel já estava abatido, e derrotado.
Davi não se deixou levar pela aparência, enfrentou de frente o problema.




3º _ Você não deve tentar vencer com sua própria força.

Davi, porém, lhe respondeu: Tu vens a mim com espada, com lança e com escudo; mas eu venho a ti em nome do Senhor dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.
I Samuel 17: 45

Davi foi à peleja não confiando na sua própria força ou capacidade, mas confiando na força do Senhor. Será que a força de Davi era suficiente para derrubar o gigante?
Declare a vitória como Davi o fez, nada pode ti resistir quando você está na força do Senhor.

4º _ Você não deve inventar.

E Davi, metendo a mão no alforje, tirou dali uma pedra e com a funda lha atirou, ferindo o filisteu na testa; a pedra se lhe cravou na testa, e ele caiu com o rosto em terra. Assim Davi prevaleceu contra o filisteu com uma funda e com uma pedra; feriu-o e o matou; e não havia espada na mão de Davi.
I Samuel 17: 49 - 50




Devemos usar o que temos, Davi tinha uma funda e algumas pedras.
Quiseram que ele colocasse a armadura do rei Saul, e esta não servia nele.
Estavam dificultando ao invés de facilitar.
Deus fala: “Abra a sua boca e eu ti encherei.” Em outras palavras: Tenha ânimo, disposição e eu ti encherei.



Conclusão
Hoje, se pensou em recuar por causa de algum gigante, nesta hora Deus lhe diz:
Você não deve RECUAR
Você não deve ACEITAR DERROTA OU DESPRESO
Você não deve TENTAR VENCER NA PRÓPRIA FORÇA
Você não deve INVENTAR, confie em Deus e na força do seu poder. Ele é Deus dos exércitos.

Escrito por Heloisa Sampaio
Transcrito por Cristina do Carmo




Nenhum comentário: