Páginas

domingo, 21 de agosto de 2011

Porque os porquinhos?


Um ou dois caras viviam endemoniados do outro lado do mar da Galiléia, entre Gadara e Gerasa, na região de Decápolis. Essa região era formada por uma liga de dez cidades que, juntas, visavam fortalecer o comércio e manter a segurança contra tribos semitas.
Jesus desembarca naquela região e o espírito chamado legião vem correndo e se prostra diante dele, rogando-lhe que ainda não era hora de ser julgado. Porém, Jesus lhe ordena que deixe o corpo daquele homem.
Jesus liberta-o (Mateus diz que eram dois homens, enquanto Marcos e Lucas dizem um, talvez fosse um só o terrível). Este terrível homem andava machucado e quase nu, quebrando correntes e cadeias, um verdadeiro saramundengo. O povo o havia abandonado, pois tinham muito medo, e nem mesmo passavam pelos lugares onde ele ficava, dentre eles o cemitério.
Os espíritos imundos rogaram para que Jesus não os mandasse embora daquela região, então clamaram para que pudessem ir até uma vara de dois mil porcos que pastava ali perto. E disse Jesus: “Vão”.
Assim que a legião passa para os porcos, eles se lançam desfiladeiro abaixo, rumo às águas do mar, e morrem todos afogados. Enquanto isso, os que cuidavam desses animais fugiram correndo para a cidade, avisando ao povo o que aconteceu.
Quando todos (depois de ouvirem a história dos criadores de porcos) chegaram ao local, contemplaram o milagre. O ex-saramundengo, gadareno vestido e totalmente lúcido, sendo discipulado por Cristo. O povo, então, teve medo. Imagine o pior elemento da região rendido a Cristo, totalmente mudado! Você o aceitaria como transformado?
Poderíamos nos apegar ao que o todo aquele povo se apegou. A mudança de um pecador de forma milagrosa, como neste caso, normalmente é rodeada de uma festa e de um grande impacto. Porém, sempre teremos pessoas, como o povo dessa região, mais preocupados com a “morte da bezerra” do que com a transformação gerada por Cristo, neste caso com a morte dos porquinhos.
O mundo tem a visão configurada para as coisas naturais e carnais, não para as espirituais. Preocupam-se tanto com os porcos desta vida que deixam de ver as grandes realizações de Deus em nosso meio. Em Marcos 5.15-16 vemos os criadores dos porquinhos contando ao povo sobre o milagre e sobre a perda dos animais. Tiveram medo do milagre e por isso não quiseram mais Jesus por ali? Ou tiveram medo de mais perdas naquela região?
O povo judeu nunca criaria porco, pois a Lei dizia que eles não deveriam comer nenhum animal que tivesse casco fendido em duas unhas e não ruminasse, como porcos, por exemplo. Levi 11.7.
Não quero chamar sua atenção aqui para o que se pode ou não se pode comer. Sugiro que quanto a isso veja Romanos 14. Mas quero falar-lhes sobre obediência. Muitos vivem desobedecendo a Deus em muitas áreas de suas vidas e quando conhecemos Jesus Cristo, Ele nos torna livres e devemos deixar tudo o que nos atrapalha e nos faz mal. Devido aos prejuízos para a saúde, não se deveria comer essa carne. Quem nunca furou a orelha e comeu carne de porco e teve o ferimento infeccionado? E Jesus não veio contra a Lei. Mas que é difícil deixar um leitão a pururuca, um pernil e um tender é! Só que, como em Cristo somos tão livres, jamais perderemos nosso tempo falando sobre o que comer!
Aquele povo teve medo de ver alguém tão terrível se tornar uma grande benção e também se apegaram à perda dos porcos. Quantas vezes pessoas se rendem a Cristo e Ele permite que o adversário tome dessas pessoas o que Ele nunca deu para elas!? Tudo que estiver em nossas vidas que não agrade a Deus, algo que Ele designou que não faria parte de nós ou de nosso convívio, Ele tira, Ele sempre vai tirar.
O povão não vê a dimensão do milagre de Cristo feito em nós, mas vê o que perdemos, vê o que se acabou.
a) O mundo tem isso como uma perda e querem explicações para porcos que morrem. No entanto, não conseguem explicar bandidos convertidos, traficantes que se tornam trabalhadores, prostitutas que foram transformadas em mulheres virtuosas.
b) Porém, eu vos digo, povo: Jesus dará todos os porcos dessa terra por amor de um único pecador! Mateus 10.31
O mais lindo dessa história é que o endemoniado gadareno ficou muito conhecido naquela região. Quando o povão pediu com medo para Jesus ir embora, o jovem lhe pediu para poder partir daquela terra com Ele, mas Jesus lhe disse que era muito melhor que ficasse por ali. Em primeiro lugar, para testemunhar para sua família, pois o evangelho não precisa de missionários que não fazem discípulos. Homens que anunciam um evangelho barato para pessoas que nunca viram, deixam suas famílias, até mesmo ex-esposas e ex-filhos eles tem hoje em nome dessa religião porca. Segundo, Jesus sabia que o homem liberto entenderia que, além de sua casa, aquela região de total carência espiritual necessitava de um líder discipulador.
Homens que cuidam de porcos por dinheiro já existem muitos nesta terra.
Jesus quer usar homens que cuidem de outros homens como verdadeiras ovelhas, preparando-as para o verdadeiro Pastor, que testemunhem verdadeiramente sobre o milagre da salvação.
Esqueça os porcos, veja o milagre! Nem nós os valorizaremos, nem ninguém, pois todo porquinho gordo morre no natal, todo porquinho cheio de moedinhas é quebrado no dia da dureza. E todos que vivem uma vida porca serão deixados pelas ovelhas verdadeiras do aprisco de nosso Papai.



Pregação do Pastor Leandro Barreto
Se quiser saber mais sobre ele e seu ministério...
facebook: 
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001735413356
twitter: @LeandroPoiema
ministério: http://www.ministeriopoiema.com/

Deus abençoe à todos ^^
Ótima semana!
Bianca Tavares

3 comentários:

Ambiente-se disse...

As vezes damos mais valor à vida material, talvez porque tudo o que conseguimos tocar é material, esquecemos das curas espirituais que ficam para sempre. Jesus dá-nos um coração dócil e grato pelas bênçãos materiais e espirituais.

Obrigada pela reflexão Bianca!

Bruna Ferla disse...

Ameeeeiii Bi! Deus abençõe
beijos ;*

Bianca Tavares disse...

Ambiente-se: Que lindo... amei...
e eu que agradeço por estar aqui lendo os nossos posts... e por comentar...
é mto bom ver que a obra de DEUS está sendo feita e que está tocando nas pessoas.
Obrigada!