Páginas

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Namoro

Aproveitando a semana do dia dos namorados, abordamos um tópico especial para esse dia tão romântico.
Mas o que seria um “Namoro”? Qual é o verdadeiro objetivo de Namorar? 
     De acordo com o dicionário, a palavra “namorar” significa: Procurar inspirar amor; desejar muito; cativar; apaixonar; fazer namoro.(fonte: dicionário Aurélio)
     O namoro é a fase de conhecimento entre duas pessoas que se gostam, uma convivência entre o casal, para saber o que tem em comum, é o começo de um grande investimento para os dois, pois o namoro é o alicerce para o noivado e o casamento, portanto não pode ser uma aventura, ou um passatempo. Pelo contrário o namoro, deve ser o inicio de um compromisso que deve ser consolidado em uma visão de um futuro casamento. Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unirá à sua mulher...”Genesis 2:24-25.
 
Infelizmente o mundo, apresenta diversos tipos de namoro o mais conhecido é o“namoro sem compromisso” (o ficar): onde ambos não querem um compromisso, ficam só por ficar, sem algum sentimento, não tem um objetivo juntos, não tem um foco a ser seguido, ou seja, por passatempo,brincando com os sentimentos das pessoas, destruindo a si mesmo e ao próximo.



Um dos mandamentos deixado por Cristo foi o dever de respeitar nosso semelhante, senão respeitamos estamos pecando contra Deus, quebrando o mandamento que nos ensinou, de amar o próximo como a nós mesmo, quem ama o teu próximo não fere, não magoa, respeita os sentimentos alheios não expõe o próximo ao ridículo, quem ama tem zelo;O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. ”1 Co 13: 4-7.
“Namoro e Sexo”- o mundo de hoje tenta confundir a cabeça do jovem, misturando o namoro com o sexo, onde o namoro é uma fase de conhecimento entre a moça e o rapaz, é a convivência, respeito, diálogo, e o sexo apenas uma relação onde se tem apenas a atração física pelo sexo oposto ou por estarem apaixonados.
Há uma grande diferença entre amor e paixão. O amor é racional, constante duradouro e respeitoso, quem ama tem os pés no chão, não se deixa levar por simples emoções carnais, quem ama tem as melhores intenções e sentimentos, portanto não é intempestivo. Já a paixão é momentânea, irracional, extremamente emocional, geralmente muitos fazem loucuras, a paixão é como chuva de verão que chegam em forma de tempestade, causando muitos estragos e, da mesma forma que vieram, rapidamente vão embora deixando marcas inapagáveis.Muitos casais de namorado acham que é normal fazer sexo antes do casamento, mas não é , o sexo não é só um ato, pelo contrário, tem uma série de conseqüências e responsabilidades, e você deve estar preparado para assumir, como por exemplo, uma gravidez precoce, uma família desestruturada, atrapalhar os estudos, o desenvolvimento profissional e ministerial, destruindo seus sonhos e uma vida de santidade na presença de Deus.

 Deus fez tudo perfeito, não devemos andar ansiosos por coisa alguma, há um tempo para todas as coisas-“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz” Eclesiastes 3:1-8.
              Temos que aprender a esperar e viver a fase de namoro que é pra ser vivida, sem atropelar os acontecimentos e os sonhos que Deus tem para nossa vida.
          Através de uma vida com Deus podemos ter um namoro com compromisso direcionado a Ele, respeitoso e consideração mútua. Com santidade, um objetivo definido, e com um só propósito, sem pornografia, sem escândalos, não carnal nem lascivo, mas com um ideal. Pois o namoro deve ter o propósito exaltar e glorificar o nome de Deus, e então todas as outras coisas serão conseqüência de uma vida no altar.



Passos importantes no namoro com compromisso
Como deve ser feita a escolha?
1º-namorar ou arrumar um namorado, não é como escolher frutas em uma banca, pois as vezes nem sempre as mais bonitas são as melhores, pelo contrário , as bonitas podem estar bonitas por fora e bixadas por dentro, ou seja, as aparencias enganam;
2º- namorado se pede a Deus em oração e espera vigiando, pois quando escolhemos, podemos estar escolhendo pelos olhos carnais ,insentando a Deus qualquer responsabilidade de insucessos futuros, quando esperamos em Deus, com certeza , Ele trará o melhor para nós,portanto não vá buscar no mundo o que Deus tem de melhor para te dar.
3º-Não desprezem os concelhos de seus pais,eles nunca nos dariam mal concelho, pois ele sempre querem o melhor para os filhos.





Se você tem um Namoro Cristão, saiba que você fez a escolha certa, e deve sempre estar orando junto com a pessoa que Deus te deu, peça sabedoria e direção no namoro, busquem ao Senhor juntos, para chegarem ao propósito final que é o casamento,observe os principios de pureza e santidade, para que esteja no centro da vontade de Deus, e lembre-se que esta pessoa também é um irmão em cristo, e tenha cuidado ao tomar decisões precipitadas, pois Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?” Jeremias 17:9, Se você participa de alguma igreja, ou de um grupo de Jovens, procurem a sua liderança, peçam para que eles te ajudem em oração, e te dê uma orientação.


 


Que Deus abençoe seu namoro!

Ladylaine Carolina

8 comentários:

Carlos disse...

Belo texto, muito informativo, Parabéns!

Bruna Ferla disse...

Lady parabéns pela mensagem, adoreeei. Que Deus continue te abençoando cada vez mais. beeeijos.

Ladylaine disse...

Amem! beijos

Mariana disse...

UhaUlllll....
Está d+ esse post ...
O senhor obg... por mais uma colunista abençoada...
Esse blog está uma benção!
Glória a Deus!!

José Márcio disse...

Texto muito bom, com informações ricas para pessoas tanto solteiras, quanto para pessoas compromissdas. O mais importante é entender o Amor Infinito que Deus tem por nós e saber que no determinado tempo as coisas irão acontecer.

Rafaela Marton disse...

Bem-vindo ao blog Ladylaine!!
O post esta Top!
Deus abençoe!
Rafaela Marton

Bianca Tavares disse...

A nova integrante do grupo arrazou! rs*
Parabéns Lady, que DEUS continue te usando!

Beijos ;@

edna disse...

nossa!!! muinto bom, parabéns.