Páginas

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Muralha! É impedimento?



Texto Josué 06: 1- 27

Depois de viajar pelo deserto durante quarenta anos, os israelitas chegaram, finalmente, diante de Canaã.
Pronto agora era fácil, o pior já passou, era só tomar posse da terra!
Não era bem assim, quando lá chegaram se depararam com uma grande muralha. Às vezes nos encontramos em situações semelhantes. Quando pensamos que vamos “tomar posse da bênção”, surge uma muralha que parece zombar de nossas esperanças. 
O que o povo de Israel fez diante dessa situação? Através de Josué o povo ouviu a voz de Deus, e foram orientados como deveriam agir, e prosseguiram. 



Devemos seguir o exemplo deles, não vamos desistir dos propósitos de Deus para nós. Não vamos voltar ao Egito. Essa deve ser nossa atitude de fé: Ouvir a orientação de Deus, olhar para frente e prosseguir. Tudo aquilo que impede a bênção, todo problema que parece impossível de superá-lo, é um tipo de muralha colocada por Satanás e permitida por Deus. Neste caso, Satanás tem o desejo de nos fazer fracassar. Entretanto, utilizando-se da mesma situação, Deus espera que saiamos vitoriosos, experientes e fortalecidos.
Em primeiro lugar Josué ouviu Deus, depois agiu segundo a vontade de Deus.

“Então disse o SENHOR a Josué: Olha, tenho dado na tua mão a Jericó, ao seu rei e aos seus homens valorosos. Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, cercando-a uma vez; assim fareis por seis dias.”                                   
Josué 6:2,3

Temos a tendência de agir por conta própria diante do obstáculo, através de meios humanos. Imagine, se Josué resolvesse pular o muro ou cavar um túnel... Provavelmente, sua história não estaria na Bíblia, e nos não estaríamos aprendendo com ele.
Precisamos que Deus entre em ação! Não é? Então, alguns requisitos são necessários:

“E sete sacerdotes levarão sete buzinas de chifres de carneiros adiante da ARCA, e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as buzinas.”
Josué 6:4

Assim como o povo de Israel precisava ter a Arca indo à frente. A Arca representava a presença de Deus e sua aliança com Israel. Se quisermos vencer as barreiras, precisamos ter compromisso com Deus e uma comunhão com Ele. Ter a sua presença conosco orando, lendo a sua Palavra.


O povo precisava andar em volta da muralha. Aqui está a questão da obediência e da ação. Devemos agir como Israel, se você está consciente que Deus lhe deu uma ordem, obedeça. Se você não sabe o que fazer diante do problema, ore, consulte a Bíblia, sua liderança e parta para a ação. Jesus disse:

“Eu sou o caminho” João 14.6


Logo, precisamos andar. Cristianismo não se resume em ficar estacionado, precisa de ação!!!!

O povo de Israel deveria andar em torno de Jericó durante sete dias. Aqui está o teste da perseverança e da paciência. Você deve obedecer hoje e continuar obedecendo amanhã, mesmo que os obstáculos pareçam mais firmes do que antes. Devemos ser mais firme do que a muralha. Sua fé deve ser mais resistente. Israel não viu resultado na primeira volta, talvez tenha sido difícil para alguns israelitas levantarem de suas camas no segundo e no terceiro dia e nos dias seguintes, sabendo que nada aconteceu na véspera.
Talvez você tenha passado por isso! Experimentando esse desânimo!
Não se deixe vencer por ele. Continue obedecendo ao Senhor.

“E sucedeu que, ao sétimo dia, madrugaram ao subir da alva, e da mesma maneira rodearam a cidade sete vezes; naquele dia somente rodearam a cidade sete vezes. E sucedeu que, tocando os sacerdotes pela sétima vez as buzinas, disse Josué ao povo: Gritai, porque o SENHOR vos tem dado a cidade.”
“Gritou, pois, o povo, tocando os sacerdotes as buzinas; e sucedeu que, ouvindo o povo o sonido da buzina, gritou o povo com grande brado; e o muro caiu abaixo, e o povo subiu à cidade, cada um em frente de si, e tomaram a cidade”
Josué 6: 15,16 e 20

No sétimo dia, a muralha caiu. Não podemos fazer uma regra para Deus e dizer que ele sempre vai agir depois de sete dias ou de sete orações etc. Ele vai agir no tempo Dele, como aconteceu com Daniel (cap. 10). O que concluímos é que Deus tem um tempo certo para tudo, apesar de que, em alguns casos, nós é que retardamos as bênçãos devido à nossa incredulidade e desobediência. Depois que Israel fez tudo o que Deus ordenou, a muralha ruiu e o povo pôde conquistar a cidade. Vamos aprender com o povo buscar a orientação de Deus, obedecer, entrar em ação e ser paciente para assim conquistar.
Deus abençoe seu dia!

Ah!! Hoje o blog completa um mês de vida.Gloria a Deus por isso!!
Que nos possamos edificar as nossas vidas e a de todos que visitam o blog!
Deus é fiel.  

Cristina do Carmo 

2 comentários:

Ladylaine Carolina disse...

gostei muito dessa palavra, essa semana passei por uma situação e esse artigo veio de encontro com o que eu precisava, creio que esse blog é uma benção na vida de todos que acompanham os posts diariamente!
Deus abençoe!

Bianca Tavares disse...

que benção de palavra...
nos edifica!

Deus abençõe!

e nosso filho fez um mês! rs*
parabéns!